Baladi, a dança do povo

Você já ouviu ou assistiu uma apresentação de Baladi?
A palavra baladi significa minha terra, meu país ou meu povo. A dança Baladi é uma forma popular e expressiva de dançar que se baseia no ritmo Maqsum ou Masmoudi.
Sua estrutura musical inicia com um taksim, o qual é um solo de um instrumento melódico, como acordeão, violino, nay (flauta) ou Kanun. O início é feito de forma tímida, lenta e melódica.
Em seguida, entra a percussão e inicia um diálogo entre o instrumento melódico e o instrumento de percussão. Logo em seguida começa a ganhar mais melodias e a percussão começa a tocar mais.
A medida que a musical Baladi avança no tempo, ela aumenta em velocidade e o Masmoudi ou Maqsum começa a acelerar, tornando-se geralmente um Fallahi. Por fim, a melodia se fecha e tudo leva a um solo de tabla ou percussão, em total contraste com o início da música.
Os trajes tradicionais das dançarinas consistem em um vestido longo e justo chamado Galabeya, enfeitado com um lenço no quadril que acentua os movimentos, e outro na cabeça.
Duas dançarinas que representam este estilo é Fifi Abdo e Suheir Zaki. Acompanhe elas dançando abaixo:
Fifi Abdo
Suheir Zaki
Se você está interessada em realizar aulas de Dança do Ventre, convidamos você a vir conhecer nossas aulas de dança do ventre. Estamos localizadas na Rua Carneiro da Cunha, 980, bem pertinho do metrô Saúde. Não perca mais tempo e venha experimentar a dança do ventre conosco. E não deixe de compartilhar esse texto com uma amiga que também tem vontade de aprender sobre essa arte linda.
Estamos esperando por você!
Você pode gostar de ver esses posts:
0 Comentários