Consequências e Tratamento do Desequilíbrio Pélvico*

Hoje abordaremos um assunto que acontece com pessoas que praticam atividade física e com pessoas que não praticam: as consequências do desequilíbrio pélvico nos membros inferiores e nos membros superiores e como podemos tratar este desequilíbrio.
A pelve liga a estrutura do tronco aos membros inferiores, como se fosse um elo, tornando-se um fator importantíssimo para o nosso equilíbrio postural. Qualquer modificação em seu posicionamento provocará mudanças nas curvaturas vertebrais gerando a retroversão (deslocamento da pelve para trás) ou anteversão (deslocamento da pelve para frente).
Os músculos da pelve e do tronco trabalham juntos para manter a postura correta. Quando há um desequilíbrio muscular, esses músculos não conseguem trabalhar em conjunto de forma eficiente, o que pode levar a uma má postura e a outras complicações. Este desequilíbrio pode ser causado por encurtamento da musculatura, sobrepeso, gravidez e dentre outros fatores.
Alguns dos fatores que podem contribuir para o desequilíbrio pélvico incluem:
- Encurtamento muscular: O encurtamento muscular ocorre quando um músculo se torna mais curto do que o normal. Isso pode acontecer devido a uma lesão, a um esforço repetitivo ou a uma postura incorreta.
- Hipertrofia muscular: A hipertrofia muscular ocorre quando um músculo aumenta de tamanho. Isso pode acontecer devido a um treinamento físico excessivo ou a uma condição médica.
- Assimetria muscular: A assimetria muscular ocorre quando um músculo é mais forte ou mais fraco do que o outro. Isso pode acontecer devido a uma lesão, a um esforço repetitivo ou a uma postura incorreta.
Além de causar problemas posturais e estéticos, ele gera problemas para a nossa saúde física, os quais são:
- Lesões na coluna;
- Hérnia de disco;
- Dor nas costas;
- Condromalácia patelar e dentre outros.
Como acontece o desequilíbrio pélvico?
Este desequilíbrio é ocasionando pelo desequilíbrio das forças musculares, ou seja, quando uma musculatura está mais forte que a outra, gera uma instabilidade física, proporcionando o desequilíbrio pélvico e postural (má postura).
Através da força que cada músculo atua em nosso corpo nos leva ao equilíbrio corporal. Quando um lado se torna mais forte que o outro, ocorre o desequilíbrio da musculatura.
A anteversão pélvica poderá ocorrer em virtude de um encurtamento ou fortalecimento excessivo dos músculos flexores do quadril e eretores da espinha, músculos esses que participam do equilíbrio pélvico e, que tendem a girar a pelve para frente e para baixo, em comparação aos seus antagonistas (isquiotibiais e reto abdominal) que tendem a produzir a retroversão pélvica.
A retroversão pélvica poderá ocorrer devido a um encurtamento e hipertrofia dos músculos (que tendem produzir a retroversão pélvica) reto abdominal, oblíquos interno e externo, glúteo máximo e isquiotibiais, quando comparados aos músculos que tendem a produzir a anteversão pélvica.
Como podemos corrigir este desequilíbrio?
Devemos gerar um equilíbrio dos músculos, trabalhando o fortalecimento e o alongamento dos músculos contrários que levará ao equilíbrio e o alinhamento da estrutura pélvica.
Exercícios para corrigir o desequilíbrio pélvico:
Anteversão pélvica
- Fortalecimento: glúteo máximo, glúteo médio, isquiotibiais, abdominais
- Alongamento: flexores do quadril, eretores da espinha
Retroversão pélvica
- Fortalecimento: flexores do quadril, eretores da espinha
- Alongamento: glúteo máximo, glúteo médio, isquiotibiais, abdominais
Mas antes de sair realizando os exercícios, procure um especialista que ele lhe indicará e auxiliará o melhor tratamento para você.
O Espaço Ballet Carmem é uma escola de dança que está há mais de 40 anos no mercado, levando todo o seu amor pela arte e pela dança para todos os seus alunos e seguidores. Desenvolvendo sempre um trabalho com muito carinho, cuidado e dedicação para os alunos conquistarem sempre o melhor de sua técnica.
Venha nos conhecer!
Estamos localizados no endereço: Rua Carneiro da Cunha, 980 — Próximo ao metrô Saúde (linha azul) — Zona Sul de São Paulo/SP.
0 Comentários